sábado, 10 de setembro de 2016

Arouca-Benfica (2.ª parte)


Foi uma segunda parte menos bem jogada do que a primeira parte, embora aqui ou alise vissem algumas jogadas interessantes. A perder 1-0 ao intervalo e depois de ter concedido tantas oportunidades, Lito mexe na equipa tirando Crivellaru e lançando Gégé que se foi colocar como defesa direito. Em consequência disto, Anderson Luís passou para defesa esquerdo, Hugo Basto para defesa central, Nuno Coelho para médio defensivo e André Santos para interior.

Apesar destas mudanças, o Benfica começou logo à procura do segundo golo. Aos 47 minutos boa jogada de Rafa na esquerda que sofre falta de Jubal junto à linha direita da grande área do Arouca. Na marcação, Pizzi em vez de procurar os seus homens altos, optou por rematar em arco para defesa fácil de Bracalli.

Aos 51 minutos Nélson Semedo ganha a linha e cruza para as mãos de Bracalli que incompreensivelmente deixa sair a bola após um cruzamento fraco feito já em desespero para evitar a saída da bola. Na marcação do canto, Grimaldo cruza e Lisandro que estava perto de Bracalli, desloca-se para o primeiro poste e sem tirar os pés do chão desvia a bola para dentro da baliza. Novamente o Benfica a beneficiar de facilidades incríveis pois nem o defesa junto ao primeiro poste, nem Bracalli decidiram atacar a bola.

Quando se pensava que o jogo estava decidido, Lito tira Mateus e lança Walter Gonzalez aos 55 minutos e em dois minutos o jogo mudaria completamente de figura. Após um corte de Jardel, Pizzi solicitou o apoio frontal de Rafa que imediatamente devolveu a bola. Como Jubal tentou antecipar-se a Rafa, ficou aclarado o espaço nas suas costas. Pizzi deu dois passos e logo lançou Rafa que conduziu até que dentro da área Hugo Basto entrou sobre Rafa deixando o benfiquista e todo o banco a reclamarem penalty.

Com isto não se preocupou o Arouca e foi para a frente. Após um lançamento a bola volta ao jogador que tinha lançado que cruza para o segundo poste onde aparece Walter Gozalez a saltar de cabeça sozinho e a fuzilar Júlio César aos 57 minutos. Péssimo Nélson Semedo neste lance. Aquando do cruzamento, Semedo estava muito mais avançado que a linha defensiva marcada por Jardel. Mesmo estando a fechar ao meio, Nelson Semedo tem que corrigir a corrida devido ao seu deficiente posicionamento. Em vez de abordar o lance de frente para a bola, Semedo dá dois passos para trás para lá tentar chegar, só que com a excelente impulsão de Walter Gonzalez não lhe permitiu sequer estorvar o jogador do Arouca. Júlio César nada podia fazer.

Em dois minutos, de um confortável 0-2 e um possível 0-3, o jogo passava para um equilibrado 1-2 abrindo ao Arouca todas as expectativas de disputar o resultado. Como uma mal nunca vem só, para o Benfica, somou-se a lesão de Rafa aos 60 minutos, tendo Carrillo entrado 2 minutos depois. Mal entrou, Carrillo cria um desequilíbrio colocando Pizzi numa boa posição para desequilibrar ainda mais a defesa do Arouca, mas este prefere rematar contra Gégé que já fora de campo o empurra. À semelhança da primeira parte com um jogador do Arouca, o árbitro não tolerou as reclamações de Pizzi e mostrou-lhe um amarelo.

Aos 66 minutos nova jogada de perigo do Arouca, Fejsa tenta recuperar a bola bem dentro do meio-campo do Arouca e é batido, lançando o Arouca o contra-ataque. Walter Gonzalez faz um passe do flanco esquerdo para o flanco direito e Zequinha opta pelo passe atrasado para Artur, que aproveita o atraso de Fejsa e remata sendo esse remate interceptado por Lisandro. Júlio César alivia a bola de uma forma deficiente para a entrada da área e Horta é lento a reagir permitindo o remate de primeira de André Santos que passa a rasar o poste. Sinais claros que ambos os médios-centro do Benfica já começavam a acusar um défice físico e permitiam que o jogo ficasse partido.

Aos 76 minutos, Lito esgota as substituições colocando Kuca no centro do ataque saindo Zequinha, o que implicou a deslocação de Marlon para a ala esquerda e Walter Gonzalez para a ala direita. Três minutos depois, após um corte de Jardel que parou um intrépido Gégé, a má recepção de Pizzi leva-o a deslocar-se do corredor esquerdo para o corredor central quase que atropelando Carrillo. Inteligentemente Carrillo desloca-se para o corredor esquerdo, visto que os defesas seguiram atrás de Pizzi que levava a bola. Em mais uma má decisão perto da área, em vez de solicitar Carrillo, Pizzi opta pelo fácil passe em Guedes que cruza pelo ar para trás, obrigando Carrillo a um remate acrobático que sai na direcção da lateral.

Aos 81 minutos a última jogada de perigo do Arouca. Após mais um dos vários livres laterais que o Benfica tão displicentemente concedeu, Marlon antecipa-se a Jardel mas cabeceia pessimamente. Por não gostar de ver o jogo tão partido, Rui Vitória opta por tirar Salvio que continuou a somar más decisões na segunda parte e meter Samaris que se colocou ao lado de Fejsa. Carrillo mudou para a ala direita, recuando para o meio-campo e Horta passou para uma posição mais avançada o que causava menos exposição em caso de perda de bola. Samaris foi um pronto-socorro, ajudando tanto Fejsa como libertando Horta para tarefas mais ofensivas.

Aos 87 minutos Grimaldo marcou um livre perigoso após uma insistência de Semedo. Mal nas decisões, Semedo lutou e recuperou uma bola, tendo-a perdido logo a seguir, mas Nuno Coelho já vinha com o pé alçado e derrubou-o apesar de a bola já estar com Jubal.

Aos 88 minutos depois de Jardel se livrar de dois adversários, o que causou o pânico entre as hostes benfiquistas devido à segurança com que Jardel os fintava perto da área benfiquista, Fejsa toca em Samaris. Samaris conduz e toca na ala em Pizzi, continuando a correr e pedindo a bola mais à frente com um movimento para a linha lateral da área do Arouca. Pizzi respeita o pedido e Samaris roda e devolve a bola para o meio, não para Pizzi que se atrasou, mas para Carrillo que rematou forte para uma boa defesa de Bracalli.

No minuto seguinte Horta daria um preview do que faria mais à frente. Fejsa marca um livre para Grimaldo que conduz para a ala e entrega a Pizzi mais à frente, Horta pede a bola na profundidade e arrasta consigo o defesa aclarando o espaço no corredor central. Pizzi e Samaris percebem e atacam esse espaço mas devido à lentidão de Pizzi a defesa recoloca-se. Então, enquanto Horta temporiza, Samaris faz um movimento de ataque à linha lateral da grande área, semelhante ao efectuado um minuto antes e aclara definitivamente o espaço no corredor central. Horta percebe o movimento de Samaris e passa para Pizzi que tem uma deficiente recepção e acaba por perder a bola, quando tinha todas as condições para criar uma jogada de perigo.

Aos 93 minutos, Rui Vitória esgota as substituições lançado o júnior José Gomes para o lugar do muito desgastado Gonçalo Guedes e no minuto seguinte Horta faz uma grande jogada na ala esquerda, deixando dois adversários para trás e passando atrasado, mas José Gomes não consegue chegar à bola. Quem chega é Carrillo que com condições para marcar o terceiro golo obriga Bracalli a mais uma boa defesa para canto. Pouco depois o jogo acaba.

Esta segunda parte foi definitivamente menos interessante. Mais do que discutir casos de arbitragem, interessa-nos perceber as dinâmicas das equipas. Apesar de ter mexido na equipa ao intervalo, foi o Benfica que mostrou vir com vontade de rapidamente resolver o jogo. Em consequência do golo sofrido num canto com marcação à zona, Lito mudou imediatamente para marcação mista/homemxhomem nos cantos seguintes. Mais do que os resultados que teve neste jogo penso ter sido um retrocesso no processo defensivo do Arouca.

Marcação à zona não é ficar parado a olhar, é saber ocupar o espaço. Quem opta por marcações à zona com a colocação de um jogador no primeiro poste, este jogador nunca pode ficar agarrado ao poste aquando da marcação do canto, a menos que o jogador contrário tente marcar um canto directo. O jogador deve partir do poste e se a bola cair nas suas proximidades deverá atacá-la, não caindo deverá subir imediatamente para tentar colocar em fora-de-jogo os adversários.

Mas não só o Arouca mostrou retrocessos nas bolas paradas defensivas. Também o Benfica o mostra a cada jogo. Os espaços não são convenientemente cobertos e o guarda-redes não se pode deixar ficar na linha de golo. Mas mais, em alguns livres laterais na segunda parte, o Benfica teve alguns jogadores com referências individuais, em vez de procurar ser compacto e tapar os espaços. Daqui originou que pelo menos duas vezes o Arouca conseguisse ganhar bolas de cabeça na área do Benfica. Num jogo em que os detalhes contam, uma pior performance nas bolas paradas defensivas trás custos muito elevados como se viu contra Nacional e Setúbal.

Nélson Semedo continua com grandes limitações a nível defensivo. Com a recuperação de André Almeida, mesmo marcando golos, Semedo tornar-se-á candidato a sair devido à sua incapacidade no momento defensivo, em especial em conseguir gerir a questão do alinhamento defensivo. Se por um lado melhorou em termos de fechar ao meio, continua a mostrar um grande desrespeito por quem marca a linha, ora adiantando-se extemporaneamente ora recuando para trás do último homem e criando zonas atrás dos centrais onde os adversários se podem colocar em jogo. Ofensivamente é mais a vontade do que o critério. Sim, marcou um golo e esteve envolvido em várias jogadas ofensivas incluindo a que originou o canto do segundo golo, mas fez um jogo muito fraco.

Ao invés, do outro lado Grimaldo fez mais um grande jogo com precisos desarmes, compensações e mostrando o que deve fazer um lateral quando tem a bola. O dia e a noite, assim se pode caracterizar o desempenho dos laterais do Benfica.

A lesão de Rafa pode tornar-se complicada porque Rafa apesar dos falhanços nas execuções técnicas mostra um entendimento de jogo bastante grande e uma forma física apreciável. Ao invés, Carrillo continua a demonstrar que o tempo de paragem ainda lhe pesa um pouco. Foi possível ver neste jogo mais um conjunto de pormenores que indicam toda a qualidade, técnica e inteligência que tem, faltando-lhe ainda a capacidade física para explodir ao mais alto nível.

Depois do 1-2, o Benfica baixou linhas e tornou os seus ataques mais rápidos, o que com jogadores mais cansados tende necessariamente a implicar piores decisões. Pizzi continuou muito bom sempre que se encontrava a 30/40/50 metros da baliza adversária, mas sempre que se aproximava da baliza o seu critério afundava. Guedes com a quebra física e o estando mais afastado do médios desgastou-se demasiado em corridas inúteis e com bola foi decidindo cada vez pior. Salvio continuou no seu nível medíocre, agravado pelo facto de ter abandonado o corredor central e se posicionar quase exclusivamente no corredor lateral.

Com a quebra física Fejsa e especialmente Horta foram perdendo influência no jogo e capacidade para lutar pela recuperação da bola. Se por um lado as opções tácticas conduziram a essa menor influência, a diminuição do fulgor físico impediu-lhes que jogassem tanto em antecipação dos lances. Com o avanço de Horta para segundo avançado, aproveitou as suas últimas energias para fazer duas jogadas que mostraram toda a sua qualidade e inteligência.

Samaris foi um bom bombeio de serviço. Refrescou a energia do meio-campo e soube sair com a bola. A selecção e o fecho do mercado parecem ter-lhe feito bem. Não tendo grandes responsabilidades em termos de cobertura aos centrais e com liberdade para conduzir, a sua entrada permitiu ao Benfica ter mais bola e evitar que o jogo se mantivesse tão partido.

Uma última palavra para José Gomes que ficou a centímetros de se ter estreado com um golo. É jovem, precisa de crescer, mas não deve ser ignorado nesta fase crítica de lesões. Se calhar o resultado não tinha sido o mesmo caso tivesse entrado mais cedo, pois mostrou uma razoável leitura dos lances e uma frescura que o Guedes não tinha desde pelo menos os 65-70 minutos.

Uma vitória justa com momentos de bom futebol, mas que poderia e deveria ter sido melhor jogado durante mais tempo. Muito interessante o novo conceito do 4-4-2 de Vitória que soube fazer das contrariedades forças. Veremos como a volta dos 3 avançados mais consagrados irá alterar o futebol do Benfica.

Sem comentários: