terça-feira, 26 de julho de 2016

Danilo no Benfica, Rafa no Porto

Segundo as notícias dos últimos dias, o Braga prepara-se para ver sair do seu plantel dois jogadores destinados a Benfica e Porto que poderiam contribuir para uma boa época do Braga quer no campeonato quer nas competições europeias. Embora habituado a estas situações, de certeza que José Peseiro não gostou destes desenvolvimentos. E para os clubes que os vão buscar, poderão os atletas constituir-se como uma mais-valia?

Danilo é um médio-defensivo de raíz, com um toque de bola razoável, bastante faltoso e que depois de uma aposta inicial no Valência foi desaparecendo do onze titular. Vai encontrar no Benfica a concorrência de Fejsa, Samaris e Celis. Fejsa como se sabe é um jogador muito martirizado pelas lesões, pelo que nunca se sabe se pode ter regularidade na época. Enquanto estiver em condições físicas ideais, Fejsa não perderá o seu lugar.

Samaris depois de uma época em que perdeu fulgor, em especial com a subida à titularidade de Fejsa, poderá sentir-se tentado a sair. Posicionalmente e em termos de leitura de jogo é muito inferior a Fejsa, ou seja, quer na Organização, quer na Transição Defensiva, Samaris não se aproxima das competências de Fejsa. No entanto, Samaris tem maior acutilância quer em Organização Ofensiva, mas especialmente em Transição Ofensiva. Com um perfil de maior risco, Samaris, opta por passes verticais que queimam linhas, arriscando muito mais e obviamente tendo uma menor eficácia de passe. Fejsa é pouco útil no processo ofensivo, recuando para o meio dos centrais e fazendo essencialmente passes horizontais e de diminuto risco. Nunca procura agredir o bloco, nem tem confiança para passes de grande risco, o que contra adversários que defendam em bloco baixo, o torna um pouco irrelevante no jogo, excepto no processo de reacção à perda de bola e para parar os contra-ataques adversários.

Celis chegou agora ao continente europeu e também mostra ter um perfil de médio defensivo, viril, muito centrado nos duelos individuais, um pouco à semelhança de Danilo quando chegou ao Braga. É preciso mais e normalmente este tipo de atletas ou aproveitam os treinos para irem desenvolvendo as suas competências, ou dificilmente terão muitas oportunidades.

A menos que exista alguma saída dos três elementos que mais habitualmente jogam a médio-defensivo, a contratação de Danilo é perfeitamente redundante. Para alternativa a André Horta, Danilo ainda parece ter poucas competências para essa função. Tem potencial e pode evoluir, mas não nos parece ser uma alternativa actualmente para Horta. Terá que apreender no treino a dinâmica da equipa para percebermos se se ode vir a constituir como uma boa alternativa.

Mais a norte, o Porto prepara-se para fazer a maior transferência entre clubes nacionais com a aquisição do extremo Rafa. Rafa tem bom toque de bola, muita velocidade, grande capacidade de desequilíbrio, mas ainda não está num patamar de topo em termos de decisão com bola. Jogando essencialmente do lado esquerdo, Rafa terá a concorrência, a menos que existam saídas, de Brahimi e Otávio.

Brahimi é um verdadeiro talento que foi perdendo fulgor quer com Lopetegui mas especialmente com Peseiro. Inteligente, com grande capacidade técnica e de desequilíbrio, Brahimi pareceu fadado a ser uma das transferências milionárias do Porto, mas o seu progressivo desaparecimento terá impedido este desiderato. Estando em forma, Brahimi estará claramente no top-5 dos jogadores no campeonato português. a questão e perceber se NES conseguirá motivar Brahimi e enquadrar no sistema de jogo do Porto.

Aproveitando o menor fulgor de Brahimi, Otávio tem mostrado a irreverência que  caracterizou em Guimarães, assumindo o jogo, criando desequilíbrios e mesmo muitas vezes finalizando de fora da área, embora sem grande sucesso. No futebol os estatutos têm um grande peso e muitas vezes os jogadores com mais estatuto, mesmo que em pior forma, são escolhidos para a equipa titular. Otávio terá que lutar contra esses estatutos demonstrando em campo que merece jogar em cada oportunidade que tiver em jogo e nos treinos no dia-a-dia. Otávio precisa ainda melhorar as decisões e jogar menos para brilhar individualmente e mais para que a equipa brilhe colectivamente.

Rafa, é neste momento, ou seja, era no final do campeonato passado, o jogador com melhor rendimento dos três. Uma transferência milionária poder-lhe-á dar o estatuto para competir com Brahimi pela posição em condições de igualdade. Com a sua chegada, eventualmente Otávio terá que procurar outras zonas de jogo para disputar a titularidade, talvez a interior ou eventualmente deslocar-se para a direita como alternativa a Corona.

Ambos os jogadores Danilo e Rafa, especialmente o segundo, têm potencial para se afirmarem nas equipas no caso de se confirmarem as suas transferências, mas nem um, nem outro me parecem ir responder aos maiores desequilíbrios dos plantéis.

Sem comentários: